Brain

Brain
Stuttering

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Terapeuta da Fala e a Gaguez. - 22 de Outubro dia Mundial da Gaguez





Hoje celebramos o dia Internacional de atenção à Gaguez. Pretende-se com este dia sensibilizar a população de uma forma em geral que a Gaguez é um problema que afecta aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo e que pode provocar profundas alterações no bem estar e na qualidade de vida de quem (con)vive com ela diariamente.

Esta luta pela produção da palavra (em que a pessoa sabe perfeitamente o que quer dizer mas não consegue produzir) que pode tomar a forma de repetição, prolongamento ou bloqueio (poderá ser ainda acompanhada por tensão física e movimentos associados) traduz-se com regularidade em sentimentos de frustração, insegurança,medo, baixa-autoestima e em quadros de grande ansiedade.

É neste dia que tentamos sensibilizar a comunidade que a gaguez não é um problema emocional mas sim um problema com base neurobiológica. O cérebro do quem gagueja não processa a fala da mesma forma de quem é fluente. O crescimento e convivência com esta dificuldade poderá sim, causar  alterações psicológicas que em casos mais graves, poderão alterar de forma drástica a participação social, inclusive conduzir ao isolamento.

O que fazer? Qual o profissional indicado?
A Gaguez tem tratamento e esse deverá ser realizado em primeiro plano pelo Terapeuta da Fala, que em caso de necessidade poderá realizar trabalho em parceria com o psicólogo ou outro profissional (mediante cada caso).

A intervenção precoce é a mais eficaz de todas e é um ERRO aguardar que a criança faça 6 anos para procurar orientação, ou crianças que gaguejam há mais de 6 meses de forma sistemática devem ser avaliadas por um profissional da área.

Sinais de alarme a ter em conta: crianças que tenham alguém que gagueje na família (estamos a falar de uma perturbação em que uma percentagem elevada de casos têm carácter genético), gaguejar com tensão física associada, outras perturbações linguísticas associadas.

Nos adolescentes e adultos poderá ser um quadro que limita o bem-estar e as actividades do dia-a-dia. Não tem que ser assim! O tratamento incide não só na atenuação das manifestações provocadas pela gaguez mas também na alteração das atitudes perante a comunicação, de forma a que a gaguez não o limite em nada, que não amarre os seus desejos e ambições e acima de tudo que não seja uma barreira à sua felicidade.

Este dia 22 de Outubro poderá servir para uma reflexão... o que é que evita? O que é que deixou de fazer? Com o que é que deixou de sonhar devido ao facto de gaguejar? Pode ser este o momento de viragem, e com o apoio de um Terapeuta da Fala, modificar para sempre a sua vida!

Mais informações sobre o carácter genético e neurobiológico da Gaguez:

Um abraço e boas reflexões! :)

Gonçalo Leal


domingo, 21 de outubro de 2012

Dia Internacional de Atenção à Gaguez - 22 de Outubro - Iniciativa Portugal Brasil

Dia 22 de Outubro é o dia Internacional de atenção à Gaguez. Perturbação que afecta milhões de pessoas em todo o Mundo, nomeadamente em países de língua portuguesa. Nesse sentido foi realizada esta partilha de vídeos com a intenção de promover o conhecimento sobre a Gaguez e também o trabalho (e grande centro de recursos!) do Instituto Brasileiro de Fluência.

Ficam os vídeos:

Video 1 - Mensagem da Fonoaudióloga Anelise Junqueira Bohnen - Presidente do Instituto Brasileiro de Fluência






Site do IBF - http://www.gagueira.org.br/home.asp


Video 2 - Mensagem do Terapeuta da Fala Gonçalo Leal - Terapia da  Gaguez


http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=271

www.terapiadagaguez.com


PS: Um grande abraço meu à minha colega Anelise Bohnen. Tenho grande admiração pelo seu trabalho.

Gonçalo Leal